VINÍCOLA

HISTÓRIA

        Família Fardo de origem italiana produz uvas a mais de 25 anos e vem elaborando vinhos desde a época, sendo apreciado por amigos e pela própria família. Em meados do ano de 2000 iniciou-se a comercialização dos produtos (vinhos, sucos e destilados). A partir de então buscou-se sempre agradar o consumidor, elaborando vinhos diferenciados com um mesoclima específico do município de São Valentim do Sul.
        Localizado a uma latitude 29º02'49" sul e a uma longitude 51º45'54" oeste, com uma altitude de 550 metros a propriedade possui um microclima ideal para a produção de uvas, destacando-se por produzir uvas de qualidade, fornecendo matéria prima adequada a elaboração de cada produto.
        Com o objetivo de servir sempre qualidade, preservamos a identidade das uvas, realizando produtos de forma simples, porém com muito cuidado, para obter assim sempre produtos únicos.
        Atualmente a Família possui 10 hectares de área total, sendo que 6 destes são de videiras plantadas e em produtividade. As variedades predominantes são viníferas (Ancellotta, Cabernet Sauvignon, Tannat, Egiodola, Trebiano Toscano, entre outras) e as variedades americanas (comuns) (Isabel, Isabel Precoce, Concord Lorena, Bordô).

MEIO AMBIENTE

        A vinícola possui licença de operação emitido pelo Departamento do Meio Ambiente do Município. A empresa realiza o tratamento adequado dos resíduos sólidos e dos efluentes.

FILOSOFIA

        A Vinícola Pinhal Alto possuí como filosofia a elaboração de produtos diferenciados e originais com qualidade elevada, buscando aliar sempre as características que a micro-região propicia. Tem como objetivo a qualidade na produção de vinhos, suco de uva e graspa, além de ter foco no enoturismo, turismo rural e de aventura. Um brinde para as pessoas que apreciam os vinhos e desfrutam destes momentos com suas famílias e amigos.

ENOLOGIA

        Os produtos são elaborados mantendo sempre um ambiente limpo e organizado de acordo com o Manual de Boas Práticas de Fabricação e a legislação vigente.
        As técnicas de elaboração são definidas pelo Enólogo, buscando sempre a tipicidades dos produtos, mantendo as características do local, porem aliando ao gosto dos consumidores.
        Todas as práticas são realizadas pelo Enólogo ou colaboradores capacitados e treinados, para que todos os detalhes sejam levados em consideração na elaboração dos produtos.
        Contamos com tanques em aço inox, com controle de temperatura fornecendo condições perfeitas para elaboração dos produtos.